segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Contêiner em Praia Mole


Andréa Margon

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, anuncia que Terminal de Praia Mole (TPS), em Vitória, vai movimentar contêineres. Boa notícia. Isso ratifica a proposta de instalação de um porto de águas profundas, em Ponta de Tubarão. Valendo-se do Decreto 6.620/2008, o terminal privativo já opera com cargas de terceiros (direito adquirido, uma flexibilização da Lei dos Portos – 8.630/1993). Um dos motivos para o Estado é o fato de a “grande” MSC ter cancelado três rotas no Espírito Santo.
 



A proposta, da ala dos trabalhadores portuários, para a construção de um porto de águas profundas, em Vitória, já tinha visão de futuro – aumento do porte das embarcações, que não conseguem manobrar na  Baía de Vitória, e o crescimento da manufatura, que agrega valor às mercadorias.

Mas, uma coisa intriga o Planeta Porto: Casagrande anuncia movimentação de contêineres em Praia Mole (que é um porto indústria), mas também defende a construção de porto indústria (de águas profundas) no estado. Vá entender........

A ideia, do Governo Central, é de que o Brasil tenha portos monofuncionais e não (somente) especializados, conforme defendem alguns empresários e o poder público capixabas.

Para alguns especialistas no setor, gente que participou do processo de concepção do projeto defendido pelos trabalhadores, pela Prefeitura de Vitória e por renomados técnicos da área, a tese de porto-indústria é obsoleta frente ao processo de desendustrialização que passa o Brasil, onde os portos privativos ficam ociosos por falta de carga.

Em tempo

Mais uma vez é adiada a divulgação do pacote para portos, pelo Governo Federal. Agora, o motivo é a “operação porto seguro” que, cujas denúncias de irregularidades envolvem diversos setores, dentre eles, os portos brasileiros. A nova data é 10 de dezembro. Vejamos se esse pacote sai antes das festas de fim de ano.

Nenhum comentário: